(11) 3729-7989Seg. a Sex. - das 9:00 às 18:00

Li-Fi: internet através da luz

Posted in: TENDÊNCIAS Started by

Li-Fi: internet através da luz

  • O atual sistema utilizado nas residências ao redor do mundo, o Wi-Fi (wireless fidelity , em inglês), é eficiente, porém tem suas limitações. A Internet sem fio carece de melhorias e a melhor prova disso é a aflição que sentimos com as constantes quedas no serviço wireless da Internet quando estamos usando uma rede sem fio.
    Se fosse possível ver os sinais flutuando pela sala, ficaria nítido que o espaço é densamente povoado por sinais Wi-Fi de roteadores e dispositivos competindo pelas bandas disponíveis.
    Pensando em uma maneira mais eficiente de transmitir informações o Grupo Haas e os pesquisadores da Universidade de Cambridge estão em fase avançada de um projeto que usa as tradicionais luminárias de teto, encontradas em casas e outras edificações, para prover internet de alta velocidade a curtas distâncias.
    O sistema tem sido chamado de Li-Fi e pode substituir o tradicional roteador Wi-Fi: Primeiro, os dados são transmitidos para uma lâmpada LED – que poderia ser a que ilumina uma sala, por exemplo. A lâmpada se ascende e apaga muito rapidamente, até bilhões de vezes por segundo. Esta oscilação é tão rápida que o olho humano não consegue perceber, dando a impressão de que a luz está apenas acesa. Então, um receptor em um computador ou dispositivo móvel – basicamente, uma pequena câmera – decodificam esse “piscar” em dados.
    Lâmpadas LED podem oscilar rápido o suficiente para transmitir dados cerca de 10 vezes mais rápido que as redes Wi-Fi tradicionais. E isso deve melhorar com avanço da tecnologia Li-Fi.
    Segundo testes realizados pelos pesquisadores, a frequência luminosa mostrou-se mais eficiente que ondas de rádio, e consegue conectar até quatro computadores ao mesmo tempo. Como a conexão Li-Fi é de baixo custo, pode se expandir rapidamente em mercados com grande número de consumidores, como é o caso da China.
    Novos modelos de iluminação a LED poderão atingir velocidades de 10 Gigabits por segundo e transmitir dados a uma distância de 10 metros. Futuramente, serão possíveis velocidades entre 15Gb/s, isto é, mais de duas vezes a velocidade Wi-Fi’s convencionais.
    Fonte: REVISTA Lumière Electric – PANORAMA . Ed.200, pág 28, São Paulo, 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rating*

Receba Nosso Catálogo
Assine nossa Newsletter e receba nosso catálogo por email!
Obrigado por assinar nossa Newsletter, em breve você estará recebendo nosso catálogo e novidades.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin